Estudo de condicionantes

Trilab - Estudo de condicionantesPartindo dos objectivos e necessidades dos clientes tomamos em consideração os seguintes aspectos:








Tipo de laboratório

A definição, o fim a que se destina o laboratório e a sua eventual evolução são imprescindíveis para o desenvolvimento do projecto. (laboratórios de: análises clínicas, materiais reciclados, controlo de fabrico, ensino, investigação, etc)

Enquadramento legal

Em função das leis, normas e das especificações aplicadas a cada sector, o projecto do laboratório alia as exigências legais e normativas (nacionais e internacionais) aos objectivos do cliente.

Produtos manuseados

As características intrínsecas dos produtos manuseados são fundamentais para o desenvolvimento do projecto do laboratório, pois influenciam nas dimensões, configuração, escolha de materiais, etc. (plástico, tintas, metalurgia, produtos biológicos, alimentares, químicos, etc.)

Equipamentos laboratoriais e métodos de ensaio

Os equipamentos laboratoriais são definidos de acordo com as técnicas e métodos analíticos, o grau de automação e a interligação dos vários sectores, tendo sempre em conta no projecto as características intrínsecas de cada equipamento.

Rotinas de utilização

O desenvolvimento do projecto prende-se com as exigências específicas de cada tarefa nas quais temos sempre em atenção o conceito de ergonomia.
São tomadas em consideração as áreas necessárias interligando-as com os espaços de trabalho, espaços de circulação, as áreas de bancadas (murais e centrais) e dentro destas a localização de todos os serviços (pios, torneiras, prateleiras, e outras utilidades). Atende-se, também, ao tipo e posicionamento dos móveis, níveis de altura e profundidade de bancadas e interligação com os serviços e outros equipamentos.

Infra- estruturas

A definição de todas as infra-estruturas necessárias são fundamentais para o desenvolvimento do projecto. Tais como:

  • Energia eléctrica (normal, emergência, estabilizada)
  • AVAC, aspirações localizadas e ventilações em função dos equipamentos instalados e exigências legais
  • Utilidades (águas, efluentes, gases, ar comprimido, vácuo, etc.)
  • Tratamento de água e efluentes
  • Segurança e Higiene